terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Gandhi x Gandhi


Essa poucos Filhos de Gandhi espalhados pela Bahia devem saber. Diz a lenda que quando da cremação do Mahatma, seu filho mais velho e com que estava brigado, Harilal, um muçulmano convertido, alcólotra e vadio,ou boicotou a cerimônia ou chegou atrasado para participar dos rituais.


Na grande comoção que se seguiu, as cinzas de Gandhi foram colocadas em dezenas de pequenas urnas de metal e distribuídas por toda a Índia, negando ao Mahatma um funeral hindu apropriado como era da sua vontade.


Sessenta anos após o assassinato de Gandhi, a neta de Harilal irá jogar algumas das cinzas recentemente descobertas no Mar da Arábia em um ritual designado para que, enfim o Mahatma descanse em paz e ao mesmo tempo curar a rixa com o filho, também morto.


Os descendentes de Gandhi concordaram em realizar a cerimônia perto de Bombay no dia 30 de janeiro, quando se comemoram os 60 anos do assassinato do líder indiano por um extremista hindu em Dehli.


"O que deveria ter sido feito, será realizado agora", disse Tushar Gandhi, um dos bisnetos do Mahatma ao The Times. "Nós todos sentimos que assim estaria sendo feita a coisa certa. Se Harilal estivesse lá e ele mesmo tivesse conduzido a cerimônia, então a reconciliação já teria acontecido".


Conforme o costume hindu, o filho mais velho derrama as cinzas de seu pai em um rio ou mar dentro de 13 dias da cremação. Mas a relação entre Gandhi e Harilal estava tão mal que eles não se falavam há anos e ninguém da famlília sabia onde o filho estava.


Quando criança Harilal era devotado ao pai e queria seguir os passos dele e ser um advogado. A desavença começou quando Gandhi se recusou a apoiar os estudos em Direito do filho em Londres. Harilal tornou-se alcólotra, mergulhou no jogo e terminou sendo importador de roupas britânicas, mesmo quando seu pai lançou um boicote contra produtos britânicos. Ele se converteu ao Islã, mudando o seu nome para Abdullah antes de morrer de tuberculose em um hospital de Bombay no fim de 1948.


"Foi a falta de comunicação e entendimento que marcou a tragédia de duas pessoas com personalidades fortes" disse Tushar. "É muito triste que eles não tenham se entendido", acrescentou.


As urnas com as cinzas de Gandhi foram distribuídas por toda a Índia para serem imersas nos rios em vários funerais, mas muitas permaneceram nas mãos de devotos, incluindo uma que está na Califórnia.


Gopal Krishna Gandhi, outro neto do Mahatma, e governador do estado de Bengala Ocidental, foi quem sugeriu que se convidassem os netos de Harilal para realizarem o ritual.


Nilamben Parikh, neta de Harilal, que mora em Gujarat, deverá liderar a cerimônia - a primeira que alguém de sua família irá participar em homenagem a Gandhi. “Ela está emocionada pelo fato de ter a oportunidade de participar de algo tão importante representando o avô” disse Tushar.



Ps: Um filme indiano chamado Gandhi: Meu Pai lançado em 2007 aborda o tempestuoso relacionamento entre pai e filho. Caso esteja disponível no Brasil vale a pena assistir.


Um comentário:

Anônimo disse...

Que vc tem um grande talento pela escrita eu ja sabia...fico feliz que vc possa compartilha-lo conosco! Show de bola Godo!!!Te amo