quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Blair, o consultor


Tony Blair, ex-premier britânico, poderá embolsar 25 milhões de libras (mais de 92 milhões de reais) no seu novo emprego no banco de investimentos norte-americano JP Morgan, conforme revelado esta semana nos principais jornais ingleses.


Este é o primeiro de uma série de novas ocupações que o fiel escudeiro do Sr. George W. Bush irá ter fazendo com que sua fortuna pessoal aumente consideravelmente. Espera-se que Blair dê palpites no que diz respeito à mudanças políticas e econômicas decorrentes da globalização.


Desde que deixou a casa de número 10 da Downing Street, residência oficial do premier britânico, enviado do Oriente Médio (sem remuneração) e discussando em jantares para políticos e empresários.


O anúncio foi recebido com críticas. Reg Keys, cujo filho morreu servindo no Iraque em 2003, disse: "é a mesma coisa que aceitar dinheiro manchado de sangue. Se ele tivesse consciência e alguma sensibilidade, não teria aceitado esse emprego", acrescentou.


Para o porta-voz para assuntos de defesa do partido conservador Gerald Howarth, "as forças armadas verão com desdém ele pegar o cheque gordo após ter enviado as tropas britânicas para a guerra mal equipadas e em número insuficiente".


O fato é que o JP Morgan lidera um consórcio de empresa que pretende fazer bilhões, já que a economia iraquiana se recupera da guerra lançada pro Blair e o presidente americano. Este consórcio irá administrar o "BNDES iraquiano", que levantou bilhões para financiar a produção de petróleo e irá obter lucros exorbitantes.


Segundo o banco de Wall Street, Blair irá prover consultoria estratégica e política, além de figurar em eventos para clientes.


Mr. Blair, 54 anos, quer dar um real propósito à sua carreira após terminar dez anos de governo. E parece que conseguiu, pois desde que passou o posto para Gordon Brown, tem vivido de dar palestras ao redor do mundo. Outras fontes de renda incluem um acordo de 5 milhões de libras (mais de 18 milhões de reais) para escrever suas memórias e uma aposentadoria de premier no valor de 64.000 libras ao ano (237 mil reais).


Além disso tudo, o presidente francês Nicolas Sarkozy faz campanha para que Blair seja o primeiro presidente da União Européia, posição cuja remuneração é de pelo menos 200 mil libras ao ano (740 mil reais).


Ao todo, especialistas acreditam que Mr. Blair poderá dobrar os 20 milhões de libras ganhos por Bill Clinton após deixar a Casa Branca.


Nada mal hein Mr. Blair?!?

Nenhum comentário: