terça-feira, 22 de janeiro de 2008

The Blue Monday


O tempo está horroroso, a conta do cartão de crédito com as compras de natal batendo na porta e você já quebrou todas as promessas que fez no Reveillon.


Ontem, segunda-feira, dia 21 de janeiro, é considerado o dia mais melancólico do ano, ao menos aqui no Reino Unido. O psicólogo Cliff Arnall, especialista em depressão, explica o fato dizendo que existem seis fatores que juntos acabam contribuindo para que as pessoas se sintam "down" nesse começo de ano.


São eles: o clima, nublado e chuvoso; as dívidas contraídas durante o natal; o sentimento de monotonia após as festas de fim de ano; as promessas de ano novo (parar de fumar, emagrecer, etc) que já foram pras cucuias; baixos níveis de motivação e, por fim, a inércia em agir para sair da melancolia.


Para piorar, muitos estão tendo dificuldades em voltar à rotina no trabalho após a pausa pro natal e alguns só terão férias em agosto. Segundo Arnold, ex-professor da Cardiff University, a melhor maneira de sair da melancolia é simplesmente parar de reclamar.


"Se você reclama diariamente do tempo ou de outras coisas, pare", diz Arnold. "Isso é chato e você é um chato".


Agora vai ser difícil parar de reclamar, pois não bastasse tudo isso, ontem a Bolsa de Valores de Londres fechou em queda de 5,5%, a maior desde 11 de setembro de 2001, aumentando o medo de uma grande recessão mundial.



Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Jotlhão!!! Parabéns pelos textos. Variedade e precisão britânica, rsss
Agora nem fale essa crise no mercado financeiro... o bicho tá pegando por aqui tb! Mas segundo sua matéria, não sou chato e não vou ficar me queixando nem reclamando da vida! Vou aproveitar as baixas para comprar mais ações e recuperar as perdas recentes! Abração!