domingo, 15 de abril de 2012

Sim, o Titanic realmente existiu!


Enquanto é lembrado o centenário do naufrágio do Titanic, milhares de pessoas ao redor do mundo usaram a internet para discutir o aniversário histórico. Toda essa agitação virtual provou-se educativa para muitos. Isto porque, no tweeter, um grande número de pessoas, especialmente os mais jovens, confessava desconhecer que o Titanic realmente existiu.Instantaneamente, centenas de pessoas desabafaram sobre a aparente ignorância dos internautas mal informados.

Como é de conhecimento geral, o RMS Titanic afundou na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de colidir com um iceberg durante sua viagem inaugural de Southampton (Inglaterra) para Nova York.

Para muitos da nova geração, o naufrágio do Titanic seria apenas pano de fundo para o romance entre os personagens de Kate Winslet e Leonardo DiCaprio.

Alguns dados do Titanic:

O luxuoso transatlântico, que levou três anos para ser construído, media 269 metros, pesava 46.328 toneladas e tinha 28 metros de largura.

Quando colidiu com o iceberg a temperatura da água era de -2º C. No dia do naufrágio, o comandante recebeu seis alertas de iceberg enviadas por outras embarcações. Continua um mistério o motivo do navio não ter mudado de rota. O navio Carpathia ao receber a mensagem de SOS estava a 107 km de distância. Ele chegou ao local uma hora após o naufrágio.

Não se sabe ao certo o tamanho do famoso iceberg. Segundo estimativas, ele teria entre 15 e 30 metros de altura e entre 12 e 60 metros de comprimento.

Há, também, divergência quanto ao número de pessoas a bordo. Estima-se que eram 2200 pessoas a bordo e, destas, 1500 tenham morrido. Os passageiros da terceira classe foram os que mais sofreram, com 710 mortos (quase a metade).
Na viagem inaugural, o RMS Titanic levava 20 botes. O primeiro bote a ir ao mar tinha espaço para 65 pessoas, porém levou apenas 27. Ao todo, 705 pessoas foram resgatadas nos botes.

Um comentário:

Anônimo disse...

o titanic tinha um navio quase gemeo que supostamente foi trocado por ele