segunda-feira, 24 de março de 2008

Morre o Quinto Beatle




O homem conhecido pela indústria da música como "o quinto Beatle" morreu de câncer no pulmão.





Neil Aspinall, que controlou o império musical dos Beatles por mais de 40 anos, faleceu em um hospital de New York, no domingo de Páscoa. Sir Paul McCartney viajou até os States no sábado para se despedir do amigo de 66 anos de idade ao saber que o quadro era irreversível. Segundo o Daily Mail, Aspinall lutou contra a doença nos últimos dois meses.




Neil Aspinall, na foto junto com a banda em 1964, começou a trabalhar com os Beatles desde o início da carreira do quarteto. E ele foi de tudo um pouco. Começou como contra-regra (roadie) para depois ser motorista da van azul que levava a banda para os primeiros shows, ganhando a modesta quantia de £1 por hora. Depois tornou-se contador e consultor da banda por mais de 40 anos. Isso sem falar que fez backing vocals em Yellow Submarine e tocou percussão em Magical Mystery Tour.




Uma curiosidade é que ele teve um filho com Mona Best, mãe do primeiro batera da banda, Pete.



Em 1968 ele assumiu a Apple Corps, empresa que foi criada para administrar os negócios dos Beatles.



Um comunicado divulgado em nome de Sir Paul e Ringo Starr, além das viúvas Yoko Ono e Olivia Harrison, trazia a seguinte mensagem: "Neil foi um amigo fiel, confidente e nosso chefe-executivo. Através de sua liderança foi possível estabelecer um legado que ficará para as próximas gerações. Todos os seus amigos e familiares irão sentir muita a sua ausência e carregarão consigo as melhores recordações de um grande homem".




Aspinall deixou o cargo de Executivo-Chefe da Apple Corps 11 meses atrás para tocar uma pequena produtora de vídeos no sudoeste de Londres.



Um ex-fumante, ele estava sendo tratado no Manhattan's Memorial Sloan-Kettering Cancer Centre depois de ter sido transferido de um hospital em Londres. Suzy, com que estava casado há 39 anos, estava no seu leito de morte junto com os cinco filhos.




R.I.P Neil (Descanse em Paz)!




Nenhum comentário: