sexta-feira, 28 de março de 2008

Cada Um Tem O Caos Aéreo Que Merece!


Quem acha que caos aéreo só existe no Brasil pode tirar o cavalinho da chuva. O caos reinou absoluto no primeiro dia de funcionamento do Terminal 5 - o mais novo terminal do aeroporto de Heathrow, que custou 4,3 bilhões de libras.


Apenas a British Airways irá operar no terminal e a empresa já admitiu que o caos deverá adentrar pelo fim de semana após admitir uma série de lambanças.A BA está enfrentando a ira de passageiros em férias e em viagem de negócios que dizem que o novo terminal é uma "vergonha nacional".


Alguns chegaram a dizer que sentem "vergonha de serem britânicos" depois que ocorreram brigas entre passageiros à medida que vôos eram cancelados ( um quinto dos vôos previstos, ontem, foram cancelados).


As principais causas do fracasso foram:


1) Falta de vagas no estacionamento para os funcionários que fazem a triagem e carregam as bagagens até os aviões. Muitos funcionários ficaram dirigindo ao redor do aeroporto procurando por um lugar para estacionar enquanto os passageiros chegavam para fazer o check in.


2) Seguranças insuficientes para deixar que os funcionários descritos acima tivesse acesso ao terminal.


3) Erro na programação de dados do sistema que monitora as bagagens.


4) Treinamento inaquedado dos funcionários que processam as bagagens. Eles simplesmente não sabiam para onde deveriam levas as malas.


À medida que o caos avançava para o segundo dia, o chefe-executivo da BA Willie Walsh "jogou a toalha" e admitiu que a hora não é das melhores e que mais cancelamentos serão inevitáveis. Muito pedem a cabeça de Walsh mas ele, ainda, não renunciou em meio ao caos instaurado.


Meus amigos, o fato é que quando um ou mais vôos são cancelados acontece um efeito dominó e a depender da organização pode levar tempo para que as operações sejam normalizadas. Só fui entender o caos aéreo brasileiro depois que compreendi o funcionamento de um aeroporto.


Uma fonte disse que as malas que vieram no primeiro avião que chegou ao terminal e que veio de Hong Kong, só foram descarregadas porque os gerentes da BA literalmente "arregaçaram" as mangas e fizeram o serviço pesado na ausência de staff.


O engraçado é que foram realizados inúmeros testes para checar o funcionamento do terminal e parece mesmo que foi tudo em vão. Já tinha ouvido de funcionários da BA que muitos problemas iriam acontecer. Dito e certo.


As falhas são tão graves que a planejada transferência de mais vôos que a BA ainda opera no Terminal 4 foi colocada em cheque. Em pensar que, há duas semanas atrás, a BAA (empresa que administra Heathrow) se gabava do terminal e do seu moderno sistema de bagagem, dizendo que funcionaria perfeitamente na sua abertura.


A situação é tão vexatória que as ações da British Airways tiveram uma queda de 3% na bolsa de Londres (uma perda em torno de £90milhões do valor da companhia).


Segundo um analista, "O que está por trás disso tudo é que tanto a BA como a BAA foram incrivelmente complacentes com Terminal 5. Você tem que dar sangue para que um projeto desse dê certo e eles nao fizeram isso".


Ontem à noite, centenas de passageiros tiverem que dormir no terminal após terem esperado mais de seis horas por suas malas. Foram distribuídos cobertores, travesseiros e água mineral.

O bicho pegou quando alguns passageiros ficaram sabendo que 75 vôos que sairiam hoje foram cancelados, alguns pela segunda vez em 24 horas.


O fiasco que rapidamente se tornou uma vergonha nacional fez com que passageiros perguntassem como o Reino Unido irá conseguir sediar as Olimpíadas de 2012 se não consegue fazer um terminal funcionar.







2 comentários:

Anônimo disse...

Know-how brasuca sendo exportado...
E, mudando de assunto, como foi o pouso do A-320 por aí, companheiro?
Abração, Mulleta.

Blog do JH disse...

Mulleta, aqui pelo menos a pista não é escorregadia nem curta, pelo contrário são quase cinco quilômetros de pista parceiro.

Abração,

JH