quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A Tragédia de Munique



No dia 06 de Fevereiro de 1958 aconteceu uma das maiores tragédias do futebol mundial. O avião em que viajava o time do Manchester United acidentava-se em Munique matando 23 pessoas, sendo que 8 eram jogadores. A "Tragédia de Munique" como ficou conhecido o episódio, terminou impedindo que o Man U, como é conhecido o time vermelho de Manchester, brigasse com o Real Madrid pelo posto de melhor time da Europa no fim da década de 50.

A equipe era treinada pelo escocês Matt Busby e a média de idade era de 22 anos. Isso não impediu que o time conquistasse o bi-campeonato inglês em 1956-57. Por ser tão jovem a equipe foi apelidada de Busby Babes (Os bebês de Busby) em referência ao treinador que tinha como característica principal revelar jogadores e privilegiar as divisões de base. Desse time destacavam-se Bobby Charlton (que depois se tornaria o maior artilheiro da história do clube e da seleção inglesa), Duncan Edwards (apontado como um das maiores promessas do futebol inglês), Dennis Violett, Bill Foulkes, Eddie Colman entre outros.

Após a conquista da liga inglesa, o Manchester largou bem na Copa dos Campeões, na época disputada apenas pelos campeões de cada país da Europa e atualmente conhecida como Liga dos Campeões. O time bateu o Shamrock Rovers da Irlanda por 6x0 em casa e 3x2 fora classificando-se para a segunda fase. Nesta fase o adversário foi o Dukla Praga, da então Tchecoslováquia. No primeiro jogo em casa, vitória fácil por 3x0. Na partida de volta, uma derrota por 1x0 mas a classificação estava assegurada.

O Man U estava nas quartas-de-final. E o adversário seria uma pedreira: o Estrela Vermelha da então Yoguslávia que na temporada anterior havia sido semi-finalista do torneio perdendo para a Fiorentina por apenas 1x0 e tendo empatado a outra partida em 0x0. Além disso os ioguslavos eram habilidosos e decidiriam a sorte em casa diante da torcida.

Em Old Traford, o Man U venceu apertado 2x1. A partida de volta em Belgrado foi disputadíssima. Na primeira metade do primeiro tempo os ingleses venciam por 3x0. Porém no segundo tempo os donos da casa reagiram e chegaram ao empate quase no fim da partida. Com os 3x3 os ingleses estavam nas semi-finais. Após a partida, foram liberados pelo técnico para curtirem a noite de Belgrado como prêmio pela classificação.

No dia seguinte seria a volta para casa com escala em Munique para abastecer. O vôo até Munique atrasou uma hora porque John Berry não achava o passaporte e após muita procura a viagem seguiu sem problemas. Na cidade alemã, o tempo estava ruim, com muita neve na pista e isto contribuiria decisivamente para a tragédia. O avião era um Airspeed AS.57 Ambassador, também conhecido como The Elizabethan, de fabricação inglesa operado pela British European Airways (BEA) que mais tarde se tornaria British Airways. Segundo Charlton, o avião toda vez que ia decolar parecia que precisava de quilômetros extras de pistas para poder ganhar potência e deixar o solo.

Após duas tentativas mal sucedidas de decolagem o avião partia para seus últimos momentos. Nesse meio tempo, muita gente trocou de assento e muitos pagariam por isso. Na terceira tentativa o avião não ganhou altura suficiente atingiu a cerca no fim da pista e foi bater em uma casa abandonada. Das 44 pessoas que estavam a bordo 23 morreriam. Dos jogadores, 7 morreram na hora e quinze dias depois seria a vez da promessa Duncan Edwards eñtão com 21 anos.Do restante dos mortos, oito eram jornalistas e sete eram funcionários do clube.

Além de Edwards, morreram Geoff Bent, 25, Roger Byrne 28, Eddie Colman, 21, Mark Jones, 24, David Pegg 22, Tommy Taylor 26 e Liam Whelan, 22.

O técnico Matt Busby, por duas vezes recebeu a extrema-unção, mas sobreviveu. Ele foi saber da morte de Edwards uma semana depois, pois se temia pelo seu reestabelecimento se ele soubesse da notícia enquanto se recuperava.

Treze dias após o acidente, o Man U entrava em campo e venceria o Sheffield Wednesday por 3x0 pela Copa da Inglaterra, em uma comovente recepção no seu estádio, competição que chegaria a final mas perderia para o Bolton por 2x0. Na Copa dos Campeões o que sobrou do time terminou sendo eliminado pelo Milan, após vencer por 2x1 em casa, os inglesses foram goleados em Milão por 4x0. Porém, em 1968 Matt Busby conduziria o time ao título deste torneio batendo o poderoso Benfica de Eusébio na final.

Neste fim de semana, haverá homenagens para marcar os 50 anos da tragédia. O Manchester United irá enfrentar seu rival da cidade o Manchester City usando réplicas do uniforme de 1958. Resta saber se os torcedores rivais respeitarão o minuto de silêncio antes do clássico.

Segundo Sir Bobby Charlton, se esse acidente não tivesse acontecido a Inglaterra teria sido campeã na Copa de 58. Acho difícil Sir, pois o Brasil tinha Garrincha, Pelé e companhia limitada.

Nenhum comentário: