sábado, 23 de fevereiro de 2008

Missão Impossível


Felipão que foi esperto ao recusar o cargo de treinador do English Team. Com uma imprensa que considero como a mais cruel e intrusiva do planeta, antes mesmo de aceitar o convite, já tinha paparazzi de campana em frente à sua casa em Lisboa.


Após o fracasso do sueco Sven Goran Erikson outro estrangeiro irá comandar a seleção inglesa. Trata-se de Fabio Capello, italiano, com muitos títulos na Itália (Milan, Roma e Juventus) e Espanha (2 com o Real Madrid). Do tipo sargentão, Capello ainda não domina o idioma britânico o que poderá atenuar o desgaste com as enfadonhas coletivas de imprensa.


Mas antes de treinar o time o italiano já levou chumbo grosso. Substituto de Steve Mclaren que falhou em classificar a Inglaterra para a Eurocopa 2008, que acontece em julho na Suíça e Áustria, Capello é alvo de uma investigação sobre suposta fraude fiscal na Itália no valor aproximado de 7 milhões de libras.


Na sua estréia em Wembley, mês passado, a Inglaterra venceu apertado a Suíça por 2x1. Por enquanto, a imprensa está poupando o italiano. Vamos ver quando as eliminatórias para a Copa de 201o começarem.


Como no Brasil, o cargo de treinador da seleção é o segundo cargo mais importante do país. Porém, com um agravante. como inventores do futebol, os ingleses só tem um título mundial, em 1966, quando sediaram o torneio e contaram com a ajuda do "apito amigo". Não tem nenhuma outra conquista de expressão. Além disso, nos últimos torneios sempre ficam nas quartas-de-final, sendo eliminados em disputas de penalti, na grande maioria.


Foi assim, em 1990, quando chegaram às semi-finais da Copa do Mundo, melhor classificação depois do título de 66, perdendo nos penaltis para a então Alemanha Ocidental. Em 1994, não se classificaram. Em 1996, na Eurocopa em que sediaram, perderam na semi-final novamente nos penaltis para a Alemanha. Em 1998, o algoz foi a Argentina, nas oitavas-de-final, e nos penaltis de novo. Em 2002, Ronaldinho despachou Beckham e cia pelas quartas-de-final, 2x1 e de virada. Em 2004, na Euro e em 2006 na Copa, Portugal de Felipão ganhou nos penaltis.


Ou seja, a tarefa de Capello é das mais difíceis. Transformar milionários ruins de bola em vencedores.


Mamma Mia!!



Nenhum comentário: