sábado, 30 de janeiro de 2016

Besouros no Telhado



Há exatos 47 anos, os Beatles faziam o seu último show. De lá para cá, o seu legado continua mais do que vivo e a sua música continua a encantar uma nova geração de fãs.

Era o horário de almoço de um dia frio no centro de Londres. Do terraço da sede da Apple Corps, empresa do grupo, situada no número 3 da Savile Row, ouviam-se os primeiros acordes. Era o início do show surpresa que agitaria as cercanias.

Antes de ser abruptamente interrompida pela polícia, que se opusera ao ruído e à perturbação da ordem, a banda (acompanhada do jovem tecladista Billy Preston) conseguiu emocionar os londrinos em telhados adjacentes e ruas abaixo com uma sequência de canções que haviam sido ensaiadas para um possível futuro álbum (que eventualmente nunca seria lançado).

O set de nove canções incluía Do not Let Me Down, I’ve Got a Feeling e Get Back - todos considerados clássicos nos anos subsequentes.

George Harrison relataria a experiência em Anthology:  

 ‘’Nós fomos no telhado, a fim de viabilizar a idéia do concerto ao vivo, porque ele era muito mais simples do que ir em qualquer outro lugar; também nunca ninguém tinha feito isso, por isso seria interessante ver o que aconteceria quando começássemos a tocar lá em cima. Foi um estudo social pouco agradável.

Montamos uma câmera na área de recepção da Apple, atrás de uma janela para que ninguém pudesse vê-la, e nós filmamos as pessoas entrando. A polícia e todo mundo entrou dizendo: 'Vocês não podem fazer isso! Você tem que parar. "

O concerto no telhado foi o primeiro show ao vivo desde que a banda parou de excursionar em 1965 (cansados dos constantes gritos das meninas e frustrados por não serem capazes de reproduzir os arranjos mais complexos de seus álbuns de estúdio, diante da falta de tecnologia adequada) e era para ser o último da banda.

Os Beatles viviam tempos difíceis devido ao fato do desgaste da convivência e os diferentes rumos que cada membro queria tomar. Os esforços para trazer o amor de volta, como um novo filme ou mesmo a gravação de um novo álbum só tornou as coisas ainda piores.

Para suportar o frio e o vento cortante que soprava no terraço, John Lennon pegou emprestado um casaco de pele de Yoko Ono e Ringo Starr um casaco da esposa, Maureen Starkey.

O show de 42 minutos foi gravado em duas mesas de 08 canais, no porão da Apple, por George Martin, o engenheiro Glyn Johns e pelo operador Alan Parsons. Um canal, cada,  com os vocais de Paul, George e John, um para o teclado de Preston, um para o baixo de Paul, um para a guitarra de Lennon, um para a equipe de filmagem, um para a bateria e outro para a guitarra de Harrison.

Segundo Parsons, ‘’foi um dos dias mais excitantes e memoráveis de minha vida. Ver os Beatles tocando juntos de novo e interagindo com as pessoas em volta, com 5 câmeras no telhado, câmeras nas ruas, foi realmente inacreditável’’.

Eis, então, o setlist daquele dia histórico:
Get Back (5 takes)
I Want You (She’s so heavy)
Don’t Let Me Down (2 takes)
I’ve Got a Feeling
One After 909
Danny Boy
Dig a Pony (2 takes)
God Save The Queen
A Pretty Girl is like a Melody

Vale ressaltar que as versóes de I Want You (She’s so heavy), God Save The Queen (performada por Preston, enquanto Alan Parsons mudava os rolos de fitas) e A Pretty Girl is like melody foram tocadas parcialmente entre os takes de filmagem, bem como Danny Boy. Fluiram como brincadeiras que as bandas fazem quando estão ensaiando.

Como já foi dito, o show começou por volta do meio-dia, coincidindo com a hora de almoço de muitos que trabalhavam em escritórios nas proximidades. Rapidamente uma multidão se formou, embora poucas pessoas pudessem vê-los, para ouvir os Beatles tocarem.


O trânsito na Saville Row e ruas vizinhas engarrafou, até que a polícia de uma delegacia nas proximidades (Central West End), entrou no prédio e ordenou que o grupo parasse de tocar.

Quando a polícia invadiu o prédio, Paul brincando, improvisou a letra de Get Back: '' Você está brincando no telhado de novo e sabe que sua mãe não gosta, ela vai mandar te prender''. Em seguida, o show terminou e Lennon emendou: ''Quero agradecer em nome do grupo e de nós todos e espero que tenhamos passado no teste''. Nada melhor do que ''subir no telhado'' para dizer que o sonho tinha acabado.


Nenhum comentário: