quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Los 33


O mundo todo acompanha o emocionante resgate dos mineiros chilenos. A impressionante história desses heróis (esses sim, Pedro Bial!) talvez só perca em dramaticidade para os sobreviventes dos Andes ,uruguaios que sobreviveram a uma queda de avião na Cordilheira dos Andes e que ficaram 72 dias dados como mortos (nesse tempo, tiveram que escolher entre morrer ou comer a carne dos companheiros mortos no acidente).

Que lições devemos tirar dessa história heroica? Muitas. Trabalhando em condições insalubres e sem a aplicação de preceitos de segurança no trabalho, os mineiros ajudam a alavancar a economia do Chile, maior produtor mundial de cobre (cerca de 30% das produção mundial). A mineradora para qual eles trabalhavam, enfrenta processo de falência e, segundo a Globonews, há dois meses não paga o salário de seus trabalhadores. Desta forma, com certeza, poucos deles continuarão a trabalhar em baixo da terra, depois que começarem a virar celebridades e serem dissecados pela mídia. Espera-se que sejam revistos os conceitos de segurança que trabalhadores deste tipo de atividade tenham que por em prática.

Seria interessante pensar em como seria se isto tivesse acontecido no Brasil, nesse ano de eleições. Já imaginaram? Evo Morales não perdeu tempo em ir até lá ver o único boliviano do grupo. Chegou atrasado e não pode ver o resgate de Carlos Mamani Soliz, mas nem por isso deixou de dar o seu ‘’apoio’’ aos mineiros. Prometeu até mesmo um emprego ao conterrâneo.

Com demonstrações de nacionalismo, o Chile mostra-se forte o suficiente após ter enfrentado um dos piores terremotos de sua história. E o resgate de los 33, apenas confirma o orgulho de ter experimentado uma operação logística de resgaste muito bem sucedida.

E por falar em 33, são muitas as coincidências com o número no resgate dos mineiros. Além do número de trabalhadores embaixo da terra, 33 é o número oficial de mineiros que morreram até outubro deste ano no país.

Também são 33 os caracteres [contados os espaços] do bilhete enviado pelos mineiros assim que foram encontrados: ‘Estamos bien en el refugio los 33’ [Estamos bem no refúgio os 33]. Até a tarde do domingo passado (10), eram de 33 países os meios de comunicação cadastrados para cobrir o resgate.

E não acabou: foram 33 os dias de perfuração da máquina até chegar ao encontro dos trabalhadores presos.

O número 33 tem simbologia para muitas religiões, e, para os católicos - maioria no Chile-, é a Idade de Cristo.

Por fim, a operação de resgate dos trabalhadores foi batizada de São Lourenço pelo presidente chileno, Sebastian Piñera, em referência ao santo padroeiro dos mineiros.

Trabalhadores mais famosos do mundo nesta quarta, os mineiros receberam óculos Oakley especiais para evitar os danos causados pelo contato com a luz, o que abre uma gama de negócios possíveis a partir desse aval.

Os trabalhadores que recebiam cerca de US$ 1 mil de salário mensal se vêem diante de ofertas tentadoras da mídia e do mercado editorial, sem contar as ofertas de trabalho em si.

Certamente essa história virará livro e, posteriormente, filme. Que seja fiel à realidade e que possamos aprender um pouco mais sobre qual o limite que o ser humano pode suportar.

Nenhum comentário: