domingo, 14 de dezembro de 2008

Leônico - O eterno biônico




Esse blogueiro que vos escreve é um grande entusista do esporte bretão. Preocupado em manter viva a memória do futebol baiano, firmo o compromisso de vez por outra, abordar os times de futebol da Bahia que aos poucos foram sumindo do cenário mas que permanecem vivos na memória daqueles com (bem) mais ou quase 30.



O primeiro a dar o ar da graça é o querido Leônico, o "moleque travesso" soteropolitano. O clube foi fundado em 03 de abril de 1940 por funcionários da empresa Carl Leoni Company. Daí o nome Leoni Co (abreviação de Company) - Associação Desportiva Leônico.As cores adotadas foram o grená e o branco.



Até 1960, o Leleco, como também é conhecido, disputou os campeonatos amadores organizados pela então Federação Bahiana de Desportos Terrestes. O ápice da equipe foi o campeonato baiano de profissionais em 1966. Aliás, nesse ano começaria a sina de ser "biônico" do Leônico. O Leleco não disputou o 1º turno devido a problemas com a Fonte Nova (o estádio estava fechado devido às péssimas condições de conservação, aliás problema antigo, crônico e eterno). Em protesto, Bahia, Leônico, Fluminense e Galícia recusaram-se a participar do certame.



Em 25 de novembro (curiosamente, mesma data do desabamento de parte da arquibancada em 2007) de 1966, o governo estadual solucionou o problema da "Fonte do Futebol" e os "rebeldes" foram admitidos para participarem do segundo turno. E foi nesse momento que a estrela do Leônico brilhou e a equipe conquistou o título mais importante da sua história.



A Campanha:




23/12/1966 - Leônico 5x0 Estrela de Março

30/12/1966 - Leônico 0-0 Ypiranga

06/01/1967 - Leônico 4-1 Guarany

19/01/1967 - Leônico 1-0 SMTC

17/02/1967 - Leônico 2-0 São Cristovão

23/02/1967 - Leônico 5-1 Galícia

03/03/1967 - Leônico 1-0 Fluminense

08/03/1967 - Leônico 1-1 Botafogo

12/03/1967 - Leônico 1-0 Vitória

27/03/1967 - Leônico 3-2 Bahia


Decisão do Título (melhor de 3)


02/04/1967 - Leônico 2-0 Vitória

09/04/1967 - Leônico 1-2 Vitória

16/04/1967 - Leônico 2-1 Vitória


Vou ficar devendo a escalação da equipe pois não é tarefa fácil. Mas assim que a encontrar, postarei aqui.

"O Leônico era o grande entre os pequenos e tem a admiração dos desportistas baianos.Ganhava os Bernardo Spectors quase todos. Bernardo Spector era uma taça disputada pelos clubes que não entravam no Nacional. Mantinha o emprego da boleirada o ano todo e divertia a galera nas preliminares. O Moleque Travesso ganhava muito torneio início e era time valente" afirma o cronista esportivo Paulo Leandro no site http://www.portalesportivo.com.br/


Em 79 e 85, o Leônico disputou o paquidérmico Brasileirão, disputando 38 jogos, vencendo 13, empatando 6 e perdendo 19. A equipe grená marcou 42 tentos, sofrendo 50, com um saldo negativo de 8. Na década de 80, por força dos regulamentos mirabolantes dos cartolas baianos, o time era sempre biônico nas fases finais.

Além do título de 1966, o Leônico chegou às decisões de 1978 e 1984, perdendo ambas para o Bahia, o tricolor de aço. Porém, foi campeão de 3 Torneios Início (1965, 1975 e 1978).

Entre os maiores nomes que vestiram o manto grená, destacaria Douglas, ídolo também no Bahia, o goleiro Iberê, de visual a la Coalhada e Ronaldo, artilheiro matador, que depois jogaria no Fluminense de Feira.

Depois da morte de João Guimarães o clube foi perdendo força e terminou sendo rebaixado em 1992 para a divisão de acesso do futebol baiano. Depois de fechar as portas e de um longo período de inatividade, a equipe ensaiou uma volta aos gramados. Porém, em 2007 protagonizou um dos maiores vexames da sua história ao tomar 10x0 do Guanambi, valendo pela segundona baiana. Houve queixas de facilitação do jogo por parte do Galícia (concorrente direto por uma vaga na final), além de denúncias de ameaça de morte destinadas ao goleiro do Leônico, que disse ter sido intimidado por torcedores do Guanambi. A polêmica obteve repercussão nacional e foi parar no TJD baiano, que anulou o resultado da partida e obrigou a FBF - Federação Baiana de Futebol - a marcar um novo jogo. Adicionalmente, o "Moleque Travesso" foi suspenso por um ano das competições profissionais por não apresentar médico em algumas partidas do campeonato.


Antes do vexame, as maiores derrotas foram um 6 a 0 para o Botafogo em 1972, um 8 a 1 que o Vitória de Osni, perturbado, emplacou em 1975. O Bahia deu 8 a 1 em 1981, quando o Leônico terminou o jogo com oito em campo. O máximo que o Leônico tinha tomado foi 9 a 0 do Bahia, em 1976, quando o titular ainda era Mickey, antes de Beijoca assumir a missão de levar o tricolor ao título que estava nas mãos do Vitória de Andrada e Fischer, campeão das duas primeiras fases.


Atualmente a diretoria do clube é encabeçada pelo vice-presidente e vereador Antônio Carlos da Silva, mais conhecido como "Bomba.


O livro "Leônico - 50 anos" de Guiovaldo Veiga, filho de Oswaldo Veiga, fundador do clube, é uma verdadeira memória viva do Leleco e do futebol baiano de um tempo que não volta mais.



Semelhanças entre o Leônico e o Juventus-SP:



  1. Ambos usam o grená e o branco como cores dos uniformes - camisa grená, calções brancos e meiões grenás;



  2. Ambos gostavam de aprontar pra cima dos grandes;



  3. Ambos gostam de aproveitar ex-jogadores em atividade em suas equipes;



  4. Ambos tem um título importante em suas vidas: Juventus, campeão da Taça de Prata (Brasileiro da 2º Divisão) de 1983 e Leônico, campeão baiano de 1966;



  5. Ambos tem uma torcida bem pequena e foram fundados por operários;e



  6. Ambos tem o apelido de "Moleque Travesso"



Por hoje é só, mas mais pra frente tentarei trazer mais fatos interessantes sobre o Leleco e de uma época que deixa saudades para os amantes do bom e velho futebol.




6 comentários:

Anônimo disse...

Interessante foi eu daqui do CE interesar-me pelo Leonico da BA... Tô vaticinando que daqui a 20 anos será GRANDE de veras... ano passado disse em B.A. que o "boca" começaria
a "despencar", afinal muita coisa grandiosa, hoje é só memoria ( Varig, Willys Overland,imperio Romano,riquesa sem fim dos EUA... prestigio de muito sabichaõ,hegemonia da Globo,PAN-Am ... Já heróis da resistencia como o Leonico sempre terão melhor fim que os "ex-eternos poderosos " Garantindo-se só na base da teimosia times e gente como o Leonico irão sempre mais longe !
Bem, voltando ao "papo" da Argentina : Apregoei que logo o Estudiantes seria campeão Taí, já garantiu a libertadores ...
falou TinodeveranauêCE

Anônimo disse...

Caro Amigo.
Onde consigo o livro "Leônico: 50 anos do Guiovaldo Veiga.
Estou concluindo a história da carreira do Fernando Silva (Vitória, Bahia, Fluminense de Feira e Leônico" e gostaria de ter este livro.
Você têm alguma foto do Fernando Silva que poderia colocar no blog.
Veja no nosso site (www.boleirosdaaguarasa.com) em Astros depois Fernando a história dele que é meu amigo particular e hoje tem escolinha de futebol em Maricá no Rio de Janeiro.
Obrigado amigo.
Waldevir - vie.
E-mail: boleirosdaaguarasa@yahoo.com.br

Anônimo disse...

oi amigo.
me ajude a encontrar o livro sobre o leônico.
agradeço
waldevir
waldevir@gmail.com

Anônimo disse...

Amigos.
Por favor.
Preciso entrar em contato com o Sr. Guiovaldo Veiga para adquirir o livro sobre o Leônico.
Por favor me ajudem.
Waldevir
e-mail: waldevir@gmail.com
boleirosdaaguarasa@yahoo.com.br

Anônimo disse...

eta bloguesinho desatualizado.
não respondem nada. não dão ouvidos a nada.
é o desserviço ao time do Leônico.
Meus pesames a todos.
Walbersan

Anônimo disse...

Vamos se virar turma.
Estou procurando O livro "Leônico - 50 anos" de Guiovaldo Veiga, filho de Oswaldo Veiga, fundador do clube, é uma verdadeira memória viva do Leleco e do futebol baiano de um tempo que não volta mais.
Será que ninguém pode me dar informações?
Waldevir
E-mail: waldevir@gmail.com
Tel. (11) 2919-1364 - pode ligar a cobrar à noite que atendo.