quarta-feira, 16 de julho de 2008

Só sei que foi assim.


Quem diria Chicó é Campeão Colombiano de futebol. Com certeza esse será o segundo time (ou mesmo o único time) de todo fã de Ariano Suassuna na próxima Taça Libertadores.




O homônimo do personagem do grande Suassuna é um exemplo de perseverança e de sangue novo no futebol colombiano. O clube nasceu em 1997 sob o nome de Chicó Fútbol Club, em homenagem ao bairro Chicó, na localidade de Chapinero, distrito de Bogotá. Assim, começou a disputar a Série C, tornando-se campeão em 2000. Em 2001, na sua primeira participação na Série B, a equipe fez uma boa campanha, classificando-se para o Quadrangular Final porém foi superado pelo Deportes Quindio. Aos poucos, foi se consolidando como terceira força da capital colombiana.

Em 2002, o clube virou empresa e adotou uma nova razão social: Club Deportivo Bogotá Chicó Fútbol Club. Mantendo a regularidade, a equipe chegou até às semi-finais mas acabou sendo derrotada pelo eventual campeão Centauros Villavicencio. Após sofrer da "Síndrome de Vasco da Gama ou Vitorinha", como queira, em 2003, adotando o nome de Manpower Chicó (em referência ao patrocinador, fabricante de jeans) finalmente, faturou a Segundona, batendo o Pumas de Casanare, subindo, consequentemente, à Primeira Divisão.

Na primeira participação na Série A, em 2004, Chicó fez história, tornando-se a primeira equipe recém-promovida a alcançar o quadrangular final do Torneio Apertura. Assim como na Argentina, a Colômbia possui dois campeonatos - o Apertura e o Clausura, adotando o sistema de play-offs, o que o diferencia do sistema argentino.

Após fazer um desastroso Clausura, onde escapou do rebaixamento, diante da baixa presença de público e da falta de patrocinadores, a direção do clube aceitou o convite do governo do Departamento (Estado) de Boyacá e mudou a sede esportiva e administrativa para a cidade de Tunja. Desta forma, em 2005, a equipe passou a chamar-se Boyacá Chicó Fútbol Club. É o primeiro clube empresa da Colômbia.

A estréia na Libertadores aconteceu em 2008, na fase preliminar, porém, o Chicó foi eliminado pelo chileno Audax Italiano, que depois enfrentou o São Paulo.

No último dia 06, o Chicó sagrou-se campeão colombiano da Primeira Divisão pela primeira vez ao vencer o América de Cali na final do Torneio Apertura. Após dois empates em 1x1, o placar na decisão de penaltis terminou 4x2.


Desta forma, o Boyacá Chicó é a primeira equipe colombiana a ganhar as três divisões e já assegurou vaga na fase de grupos da Libertadores 2009.


O técnico da equipe ajedrezada (o uniforme lembra um tabuleiro de xadrez) Alberto Gamero, no cargo desde 2006, quando perguntado sobre qual o segredo de tanto sucesso, respondeu de bate pronto:


-" Não sei, só sei que foi assim".








Nenhum comentário: