terça-feira, 29 de julho de 2008

O Buraco é Mais Embaixo


Passageiros e tripulação de um Boeing 747-400 que fazia o vôo QF30 (Londres-Hong Kong-Melbourne) da empresa australiana Qantas tomaram um susto na última sexta-feira. Logo após decolar da escala em Hong Kong, uma forte explosão no compartimento de carga levou à despressurização da cabine, deixando um buraco do tamanho de um cargo na fuselagem.

Milagrosamente a aeronave pousou com segurança em Manila, nas Filipinas e os 346 passageiros e 19 tripulantes sairam ilesos. Mas eles ficaram chocados com o tamanho do buraco na fuselagem.

Alguns passageiros relataram que ouviram um bang e logo depois pedaços do teto e do chão foram arrancados e as máscaras de oxigênio despencaram. O jato rapidamente sofreu descomprensão por cerca de cinco minutos.

O comandante do vôo, John Bartels, foi alçado à condição de herói, juntamente com a tripulação, pelos passageiros.

As investigações já começaram e alguns pontos levam ou ao desgaste da fuselagem (o avião possui mais de 17 anos de fabricação) ou a algo relacionado com os compressores de oxigênio que se situam exatamente no compartimento de carga).

A Qantas é a terceira empresa aérea mais antiga do mundo e uma das mais seguras. Seu último acidente fatal ocorreu em 1951 quando um avião a hélice caiu em Nova Guiné, matando sete pessoas. A empresa de 88 anos se orgulha de “nunca ter perdido um avião”, feito que o personagem autista de Dustin Hoffman notabilizou no filme “Rain Man”.

Nenhum comentário: