domingo, 29 de junho de 2008

O lugar certo na hora errada


Qual o assento mais seguro dentro de um avião? A resposta - qualquer um perto da saída de emergência - parece ser óbvia para qualquer passageiro.Pois fique sabendo que um estudo aprofundado sobre acidentes aéreos colheu estatísticas que apenas comprovam que isso é verdade.




Um assento em uma das cinco fileiras perto da saída de emergência oferece mais chance de escapar em caso de incêndio, de acordo com pesquisadores da University of Greenwich que fez a pesquisa a pedido da Civil Aviation Authority (CAA).




A partir da sexta fileira, distante da saída, as chances de perecer aumentam consideravelmente. Ficar ou não sentado perto do corredor faz uma grande diferença, segundo o estudo.




Os cientistas colheram depoimentos de 2.000 sobreviventes em 105 acidentes aéreos ao redor do mundo. No caso de incêndio, aqueles sentados perto do corredor tiveram maior chance de sobrevivência (65%) do que aqueles sentados perto da janela (58%).Passageiros na frente da aeronave tiveram 65% de chance de escapar enquanto os sentados no fundo tiveram apenas 53% de chance.




Esses dados iniciaram um debate sobre a possibilidade das companhias aéreas começarem a cobrar um extra por assentos próximos às saídas (pois oferecem mais espaço para as pernas)ou até mesmo darem aos passageiros a oportunidade para escolherem seus assentos online.


Robert Gifford, diretor do Parliamentary Advisory Council for Transport Safety, disse: "Sua chance de sobrevivência não deve se basear na sua capacidade de pagar por um assento perto da saída de emergência ou na reserva de assento online".


O estudo analisou uma variedade de acidentes aéreos, incluindo incêndios a bordo e choque. Um desses acidentes ocorreu em 1985 no aeroporto de Manchester quando um incêndio ceifou 55 vidas a bordo de um Boeing 737 da British Airtours, devido a uma explosão na turbina. As chamas que consumiram a aeronave bloquearam algumas saídas. O estudo descobriu que os passageiros que morreram, na sua maioria, estavam sentados mais do que o dobro de distância de uma saída utilizável do que aqueles que sobreviveram.


Todos os aviões tem que passar por um teste que mostre que eles podem ser esvaziados em 90 segundos. Em testes, a tripulação ajuda os passageiros na evacuação. Mas o relatório diz que situações em testes não levam em consideração os "laços sociais" entre os passageiros(adultos tendem a ajudar crianças a escaparem) por exemplo. Além disso, saídas podem estar em desuso ou bloqueadas, e alguns dos tripulantes morreram durante o acidente.


Passageiros estiveram mais inclinados a obedecerem as instruções da tripulação em um teste do que em uma emergência. Tripulantes são treinados a evitar as filas ao redor de uma saída de emergência direcionando os passageiros para uma rota de escape menos congestionada.


Entretanto, o estudo revela que em uma situação real de emergência, onde os passageiros tenham que escolher em que direção escapar, eles ignoram as ordens da tripulação e procuram pela saída mais próxima, seguindo a lógica do "cada um por si e Deus contra todos".


Portanto, ficar perto da janela pode ser muito bom para contemplar a paisagem durante a descida e decolagem mas pode ser um tremendo esparro na hora que o bicho pega.












Nenhum comentário: