domingo, 27 de abril de 2008

Os Ricos Cada Vez Mais Ricos


Um governo de esquerda em um país onde os ricos cada vez ficam mais ricos. Poderia muito bem ser aplicado ao Brasil, mas estou falando do Reino Unido.


As 1.000 pessoas mais ricas da Grã-Bretanha viram a sua riqueza quadruplicar no governo trabalhista, segundo a lista anual dos bilionários publicada hoje no The Sunday Times. Mesmo no breve governo de Gordon Brown as fortunas dos ricos cresceram em até 15%.


A riqueza coletiva dos 1.000 ricos que era de £ 99 bilhões em 1997 chegou aos £412 bilhões.


“Os 11 anos de governo trabalhista foram absolutamente fantásticos para os super-ricos", afirmou Philip Beresford, compilador da lista.


O homem mais rico do Reino Unido continua sendo o indiano Lakshimi Mittal, magnata do aço, cuja fortuna saltou dos 19.25 bilhões de libras em 2007 para os £27.7 bilhões esse ano.Mittal é agora o sexto homem mais rico do mundo. Recentemente, em sociedade com o magnata da Fórmula 1, Bernie Ecclestone e Fábio Briattore, Mittal adquiriu o Queen´s Park Rangers, time de futebol da Segunda Divisão inglesa.


Mittal é seguido por Roman Abramovich (foto), o oligarca russo dono do Chelsea, que possui uma fortuna avaliada em £11.7 bilhões e pelo Duque de Westminster com £7 bilhões.


A lista, que inclui pessoas que nasceram ou estão baseadas no Reino Unido, revela que os nativos britânicos estão sendo ultrapassados pelos bilionários estrangeiros. Apenas seis do Top 20 nasceram na Grã-Bretanha.


Os bilionários estrangeiros estão fazendo de Londres uma das capitais globais para uma superclasse móvel. O ricaço que conseguiu subir mais posições na lista foi Alisher Usmanov, outro oligarca da antiga União Soviética, que possui negócios no ramo da mineração, aço, mídia e finanças. Um aliado próximo do ex-presidente russo Valdimir Putin, Usmanov, vale hoje £5.7 bilhões, e hoje é o maior acionista do Arsenal FC.


E os oligarcas soviéticos estão com tudo e não estão pra prosa, Leonard Blavatnik, um russo que fez fortuna com o petróleo, ocupa a décima-primeira posição na lista e possui uma mansão em Londres, avaliada em 41 milhões de libras. Haja dinheiro! Uma outra novidade na lista e oriunda da terra da vodka é Vladimir Kim, que comanda a mineradora Kazakhmys com sede em Londres. Kim é dono de uma fortuna avaliada em £2.9 bilhões.


A coisa tá ficando russa por essas bandas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esses governos são da esquerda de quem vem!

Blog do JH disse...

Pois é companheiro.