sexta-feira, 18 de abril de 2008

O dilema de Cruyff


Sequestradores tiraram Cruyff da Copa de 1978.

A decisão de Johann Cruyff de não ir à Copa de 1978 World Cup por muito tempo foi atribuída à sua relutância em fazer propaganda para a junta militar que governava a Argentina, país anfitrião do torneio, naquela época.


Depois de quase trinta anos, o craque holandês finalmente revelou que havia um outro motivo em sua recusa em viajar até a terra de "los hermanos": uma tentativa de sequestro onde ele e sua família foram ameaçados de morte.

Cruyff disse à Rádio Catalunya que a tentativa de sequestro ocorreu em Barcelona, onde o craque jogava, em 1977. "Eu tive um rifle apontado para minha cabeça. Eu, minha esposa e meus filhos fomos amarrados no nosso apartamento em Barcelona".

O maestro holandês não explicou como o sequestro terminou mas disse que sua casa ficou obre proteção policial durante quatro meses e que policiais acompanhavam a ida e a volta dos seus filhos da escola. A preocupação com o bem-estar da família significou que ele não se sentia capaz em ajudar a Holanda na Copa.

"Para jogar uma Copa do Mundo você tem que estar 200%," disse Cruyff. "Há momentos em que existem outros valores na vida", filosofou o camisa 14 da Laranja Mecânica.

Cruyff, aclamado como um dos melhores jogadores da sua geração. comandou a Holanda à final da Copa de 1974, onde só perderam a final para os alemães. Ele se aposentou da seleção holandesa em 1977 após ajudar o seu país a se classificar para a Copa de 1978 onde, sem ele, a Holanda chegou à final, novamente perdendo para os anfitriões.

Agora resta a pergunta: Será que os sequestradores eram argentinos?

Em 1974, Cruyff marcou 2 gols na goleada holandesa de 4x0 sobre os argentinos pela segunda fase da Copa. Com ele em campos portenhos, talvez o desfecho fosse outro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Com Cruyff ou sem, acredito que a Argentina seria a campeã daquele mundial. A pressão era demais para os prtenhos darem o título aos militares.

Anônimo disse...

Eaquela goleada "misteriosa" dos hermanos sobre o glu-glu, digo, Peru só reforça a tese de que haviam forças estranhas e alheias ao futebol agindo diretamente... tsc, tsc....

Blog do JH disse...

Drick, nem fale do Peru, o goleiro deles, Quiroga, era argentino naturalizado peruano, quer mais marmelada que isso?

Abraços.

JH