segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A guerra que não acabou







A Segunda Guerra Mundial, sem sombra de dúvida, foi um conflito marcante, com inúmeras estórias de superação, dificuldades e provas de como o homem pode suportar as mais terríveis provações. Existe uma estória em particular que eu só fui descobrir muito recentemente através da Wikipedia e suas efemérides.

O post de hoje irá trazer à tona a fantástica estória de Shoichi Yokoi, um soldado japonês que ficou famoso mundialmente ao ser encontrado escondido em Guam, uma ilha do pacífico, em 1972 e que achava que o Japão ainda estivesse em guerra com os EUA..


Nascido em Saori, em 31 de março de 1915, Yoki alistou-se no Exército Imperial em 1941. Em seguida, foi enviado à ilha de Guam, que na época encontrava-se sob domínio nipônico. Em 1944 os norte-americanos recuperaram a ilha. Foi aí que Yokoi entrou selva adentro para evitar cair nas mãos do inimigo. Vale ressaltar que muitos japoneses seguiram o mesmo caminho mas todos foram capturados ou mortos.


Na vida escondida, Yokoi adotou a estratégia de viver em uma toca, só saindo para caçar à noite, evitando aparecer durante o dia. Desta forma, usava vestes feitas com plantas nativas e armazenava tudo que necessitava dentro da toca.Yokoi morria de medo de ser morto caso fosse descoberto pelos nativos, uma vez que os japoneses, durante a guerra, cometeram diversas atrocidades contra a população local.


Durante 27 anos Yokoi viveu escondido em uma parte desabitada da ilha. O curioso é que ele sabia do fim da II Guerra Mundial através de folhetos mas mesmo assim jamais cogitou se entregar.


Em 24 de janeiro de 1972 Yokoi foi descoberto por dois caçadores locais: Jesus Duenas e Manuel DeGracia. Eles estavam checando armadilhas para apanhar camarões. No início eles pensaram que se tratava de um local, mas em seguida o identificaram como japonês e, após intensa luta, o capturaram. Para DeGracia não foi nada fácil pois soldados japoneses haviam assassinado sua sobrinha após a Batalha de Guam. Duenas teve muito trabalho para convencer o seu companheiro de caçada a não matar o japonês.


Ao chegar ao Japão carregando o seu rifle de combate, Yokoi proferiu um frase que ficou célebre: “Foi muito constrangedor para mim ter retornado com vida”. Imediatamente ele virou celebridade, com direito a reportagens em toda a mídia mundial. Neste período midiático ele despertou a curiosidade e a simpatia de milhões de conterrâneos. Ele confessou que tinha fortes e profundos motivos para se manter isolado da civilização por tanto tempo. A sua infância fora muito dura e seus parentes eram muito rudes.Passada a febre, Yokoi casou, formou-se em direito e foi morar na zona rural de Aichi. Em 1977 foi ao ar um documentário sobre sua vida, com o título Yokoi and His Twenty-Eight Years of Secret Life on Guam (Yokoi e Seus Vinte e Oito Anos de Vida Secreta em Guam).


Em 1991, aos 75 anos de idade e dezenove anos após seu reaparecimento, Yokoi foi recebido em audiência pelo Imperador do Japão, Akihito. Reza a lenda que o bravo soldado chegou a preparar um discurso de arrependimento a ser lido para Sua Majestade.


Yokoi morreu em 1997, em Nagoia, aos 82 anos, de ataque cardíaco, no dia 22 de setembro. Ele foi enterrado na mesma sepultura de sua mãe, enterrada em 1955, quando ele ainda estava escondido nas selvas de Guam.


Um comentário:

オテモヤン disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.