sábado, 4 de abril de 2009

15 anos sem Kurt.


Neste domingo, 5 de abril, marca-se 15 anos da morte de Kurt Cobain. O cantor, guitarrista, compositor e líder do Nirvana, que havia se tornado ícone do rock dos anos 90 desde o sucesso mundial do disco "Nevermind", em 1991, atingiu o olimpo do rock, se tornando imortal para a cultura popular depois de suicidar-se com um tiro em sua casa, em Seattle.


O Nirvana, ao lançar "Nevermind", apagou a linha que dividia o rock alternativo daquele promovido pelo mercado -separação que se intensificou ao longo dos anos 80, depois da cisão promovida pelo punk no final dos anos 70.


Kurt Donald Cobain, nascido no dia 20 de fevereiro de 1967 em Aberdeen, estado de Washington (o mesmo de Seattle), foi dado como desaparecido no dia 4 de abril de 1994. Ele havia sido internado na Califórnia, poucos dias antes, em coma depois de uma overdose -uma semana após o último show do Nirvana, em Munique, na Alemanha.


Cobain foi encontrado pela polícia em 8 de abril, três dias após sua morte, na estufa localizada no andar acima da garagem. Uma carta de suicídio foi achada no topo de uma montanha de terra --o bilhete estava atravessado pela caneta vermelha com que fora escrito."O fato é que eu não posso enganar vocês, ou qualquer um, simplesmente não é justo para mim nem para vocês. O pior crime que eu posso pensar seria o de enganar as pessoas ao fingir que estou me divertindo 100%", escreveu Cobain em seu bilhete suicida.


Vale a pena escutar Bleach, primeiro album da banda, o clássico Nevermind o acústico MTV.


Nenhum comentário: