sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Tragédia de Superga

É notório no futebol o surgimento, ao longo dos tempos, de grandes times. Nos anos 60 tivemos o Santos de Pelé, Coutinho, Pepe e etc e o Real Madrid de Di Stefano, Puskas e cia ltda. Nos anos 70, o Ajax de Johan Cruijff, Piet Keizer, Sjaak Swart e Johan Neeskens e o Bayern Munique de Beckenbauer, Müller e Sepp Maier.Atualmente, estamos tendo a oportunidade de ver o Bacelona de Messi, Iniesta, Xavi e Puyol encantar o mundo com um futebol envolvente, vitorioso e ofensivo.

 Porém, existiram dois times que na década de 1940, terminaram esquecidos pela eclosão da II Guerra Mundial e o conturbado período pós-guerra. Um foi o River Plate de Pedernera, Labruna e Loustau , conhecido como La Maquina, que provavelmente seria a base da seleção argentina, que entraria favorita para os mundiais de 1942 e 1946, se estes acontecessem. O outro foi o Torino de Valentino Mazzola, Ezio Loik, Guglielmo Gabetto e tantos outros, tetra campeão italiano (1942/1943,45/46,46/47,47/48) e base da squadra azzura pra Copa de 1950.

 E é justamente sobre o Gran Torino como ficou conhecido o timaço da década de 1940 que trataremos nesse post e que, infelizmente, foi vítima de um trágico acidente aéreo no dia 04 de maio de 1949. O episódio ficou conhecido como a ‘’Tragédia de Superga’’.  

Antecedentes

Em 27 de fevereiro de 1949, a seleção da Itália goleou Portugal por 4 a 1, em Gênova. Admirador de Valentino Mazzola, o capitão português, Francisco Ferreira, se dirigiu ao craque italiano no fim da partida e convidou a equipe do colega – o Torino – para uma partida amistosa contra o seu clube, o Benfica, a ser realizada em Lisboa, por ocasião de sua despedida dos gramados. O meia italiano consultou Ferrucio Novo, presidente do Torino, mas o cartola não se entusiasmou com a ideia pois o campeonato italiano ainda não havia sido decidido e ele temia pelas consequências do cansaço de uma viagem internacional, ainda mais na reta final.

Reza a lenda que Mazzola se comprometeu com o jogo despedida de Ferreira e para convencer Novo a autorizar o amistoso assegurou “vamos lá, nós ganharemos o campeonato de qualquer forma’. Dois meses depois, Mazzola reencontrou Ferreira, para confirmar o amistoso. À época, ainda faltavam nove rodadas para o fim da Série A italiana, ou seja dezoito pontos em disputa (antigamente, a vitória valia 2 pontos). O Torino era líder isolado com cinco pontos à frente da Inter de Milão. Pois bem, o jogo entre Benfica x Torino foi marcado para o dia 3 de maio, quando faltariam quatro rodadas para o término do campeonato italiano. Antes de viajar para Lisboa, o Torino foi à Milão e empatou com a Internazionale. A diferença entre as duas equipes era de quatro pontos.

No dia seguinte, a delegação grená partiu rumo à capital portuguesa. Com escala em Barcelona, o voo enfrentou turbulências, porém sem maiores consequências. Em solo português, os italianos foram recebidos como celebridades. O Estádio Nacional teve bom público. Cerca de 40 mil pessoas foram se despedir do capitão Ferreira e, principalmente, ver o que era considerado por muitos como o maior time do mundo. O Benfica terminou vencendo a partida por 4x3 na que seria a última exibição do Gran Torino.

A aeronave que trazia de volta o Torino era um FIAT G.212. No comando estava Pierluigi Meroni tendo como copiloto Cesare Biancardi. Embora em Lisboa o tempo estivesse bom, o mesmo não podia se dizer na Itália. Foram relatas más condições climáticas em Turim e até cogitou-se pousar em Gênova ou em Milão e de lá seguir de ônibus até o destino final, porém o pessoal queria chegar logo e preferiu encarar o tempo ruim.

O último contato entre Meroni e o Aeroporto de Turim foi às 17h02. Três minutos depois, o aeroporto tentou novo contato, porém sem êxito. Ao mesmo tempo, os padres da Basílica de Superga ouviram um estrondo e viram um clarão. Do lado de fora, um cenário de horror: destroços do avião e corpos desfigurados e carbonizados.

Pouco a pouco, as pessoas foram chegando ao local do desastre. Sauro Toma, o único jogador da equipe que não havia viajado para Portugal, foi um dos primeiros, junto do cartola Ferrucio Novo. Até mesmo Giovanni Agnelli, presidente da arquirrival Juventus, também estava entre os incrédulos que se aproximaram da Basílica. Era o fim do Gran Torino. Era o fim de uma era.

Ao término da investigação, a explicação mais plausível para o acidente foi que o altímetro da aeronave apresentou problemas. Muito provavelmente o piloto achou que voava mais alto do que realmente estava. A tragédia abalou a Itália. Meio milhão de pessoas foram às ruas de Turim para prestar a última homenagem aos jogadores. Até mesmo a intensa rivalidade entre Juventus e Torino deu lugar ao companheirismo e à solidariedade. O funeral, realizado em 6 de maio de 1949, parou a capital do Piemonte, em clima de muita comoção.

Consequências

A tragédia refletiu na Squadra Azzura, cuja base era o Torino. Para a Copa de 50, no Brasil, a Itália teve que armar uma seleção B, que nunca havia jogado junto antes. Muitos apontam que se não fosse o acidente, a Itália seria uma das favoritas ao título e a história daquele mundial talvez fosse outra. Com medo de viajar de avião, os italianos vieram de navio, levando 15 dias para chegar ao Brasil o que comprometeu ainda mais o desempenho na Copa.

Durante o funeral, o Torino foi declarado vencedor do campeonato italiano, Nas quatro partidas que ainda restavam na temporada, o Torino foi representado pelos juvenis do clube e, em respeito à tragédia, os adversários também fizeram o mesmo. Condolências chegaram de vários países. Os argentinos do River Plate foram à Itália para disputar uma partida amistosa contra um combinado de atletas italianos. A renda do jogo foi doada às famílias dos mortos.

No Brasil, quatro dias após a tragédia, o Corinthians vestiu grená para enfrentar a Portuguesa, A renda da partida também foi revertida para as famílias dos jogadores mortos. Em 2011, o Timão voltou a homenagear o Torino ao adotar a cor grená no terceiro uniforme. O fato é que, depois de Superga, o Torino viveu várias temporadas de instabilidade, sendo rebaixado para a segunda divisão italiana na temporada 1958/59, voltando no ano seguinte.

Em 1976, a equipe voltou a levantar o “scudetto” (o último até o momento), mas a conquista não foi suficiente para iniciar um novo período de glórias. Atualmente o Torino vive oscilando entre a Série A e a B, longe das glórias do passado.  

Vitímas

Jogadores 

Valerio Bacigalupo
Aldo Ballarin
Dino Ballarin
Milo Bongiorni
Eusebio Castigliano
Rubens Fadini
Guglielmo Gabetto
Ruggero Grava
Giuseppe Grezar
Ezio Loik
Virgilio Maroso
Danilo Martelli
Valentino Mazzola
Romeo Menti
Piero Operto
Franco Ossola
Mario Rigamonti
Julius Schubert

Funcionários 

Arnaldo Agnisetta
Ippolito Civalleri
Egri Erbstein
Leslie Lievesley
Ottavio Corina

Jornalistas 

Renato Casalbore
Luigi Cavallero
Renato Tosatti

Tripulação 

Pierluigi Meroni
Antonio Pangrazi
Celestino D'Inca
Cesare Biancardi

Outros

Andrea Bonaiuti

Ver também: http://www.calciopro.com/i-grandi-del-passato/4-maggio-1949-torino-piange-i-suoi-campioni/ http://revistainvicto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=273&idCanal=23

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